Vómitos

Vómitos

O meu filho vomitou, porquê?

Os vómitos são um sintoma muito habitual em idade pediátrica. Qualquer pai de uma criança de 4/5 anos já certamente passou por uma ou outra noite a mudar lençóis e a limpar vomitado. 

 

Mas porque é que acontecem?

 

Em idade pediátrica as causas para vomitar são inúmeras, e vão desde doenças muito benignas e simples a situações muito graves – daí a importância da informação, de saberem quais são os sinais de alarme e de como actuar!

Deixo-vos aqui algumas causas de vómitos (mas existem mais): 

  • Gastroenterite  aguda – é de longe a causa mais frequente de vómitos nas crianças! Na maior parte dos casos é uma infecção viral. 
  • Outras infecções: pneumonia, otite, infecção urinária, meningite
  • Intoxicações 
  • Alergias alimentares – chamar apenas à atenção que as alergias alimentares não se manifestam com vómitos isoladamente, existem habitualmente outros sintomas associados
  • Patologias cirúrgicas: apendicite, estenose hipertrófica do piloro
  • Tosse – é muito frequente no meio de um acesso de tosse a criança vomitar
  • Patologia neurológica: traumatismo craniano, lesões ocupando espaço, …
  • Enjoos de movimento

E agora o que é que eu faço?

1 – Pausa alimentar

Durante 45 minutos a 1 hora não dão nada para comer ou beber. A excepção é o leite materno, que pode sempre ser oferecido – embora na prática vejamos que é sempre bom uma pequena pausa! No fundo queremos dar um bocadinho de descanso ao estômago. 

 

2 – Hidratação oral

Depois devemos começar a hidratar, e a principal recomendação é fazê-lo com soros de hidratação oral. Garantem uma melhor hidratação e aporte de nutrientes do que água ou chá. Existem diversos no mercado e com sabores muito diferentes, desde sabores neutros a groselha ou limão ou multifrutos….é escolher. Uma dica de amiga: todos sabem ligeiramente melhor se forem oferecidos frios, por isso guardar no frigorífico é um bom truque.

 

3 – Iniciar alimentação

Contrariamente à sabedoria popular não é necessário fazer uma dieta restritiva! O indicado é uma dieta ligeira, saudável, sem molhos ou gorduras. 

 

E repete…e repete…e repete. Sempre que vomita começa este esquema de novo: pausa e vigilância, depois soro e depois com calma os alimentos. 

Quando devo levar o meu filho ao hospital?

Na generalidade dos casos, deve levar o seu filho a vomitar ao médico se:

  • Tiver menos de 3 meses
  • Os vómitos forem persistentes
  • Os vómitos forem castanhos ou com sangue vivo
  • Não conseguir tolerar líquidos
  • Mostrar sinais de desidratação, como a língua seca ou o choro sem lágrimas
  • Tiver associadamente dor de cabeça, prostração ou alteração do comportamento ou do estado de consciência

Mas porque é que não lhe dão logo medicação para parar os vómitos e pronto?

 

Depois de ter feito estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos esta pergunta tinha de estar presente, porque foi uma das principais mensagens que retive desses 3 meses. Apesar de na maioria dos casos os vómitos serem provocados por gastroenterites, existem doenças graves que se podem manifestar com vómitos. Por isso…não é um sintoma que queiramos mascarar a não ser que tenhamos a certeza da sua causa!

Querem saber mais sobre as Principais Doenças da Infância?

Tudo no Workshop ABC Doenças da Infância!

ABC da Pediatria

Precisava de uma enciclopédia para o seu filho? Ora aqui está, mas sem ser um livro gigante e maçador! Vai encontrar todos os temas pertinentes para o ajudar nesta jornada, de forma simples, descomplicada e à distância de um clique.

Subscrever PaisdoAvesso

* obrigatório

Intuit Mailchimp