Varicela

Varicela

Varicela - As Borbulhas Terríveis

Quando ouvimos que o nosso filho tem varicela pensamos logo no terror que vai ser estar fechado em casa imenso tempo…mas nada temam! Hoje explico-vos tudo o que precisam de saber sobre a varicela e as dicas valiosas para que se resolva da melhor forma!

O que é a Varicela?

É uma doença viral provocada pelo vírus varicela zoster – este vírus pode provocar 2 tipos de infecções: a primoinfecção sob a forma de varicela e depois a reactivação sob a forma de herpes zoster.

 

A varicela é muito frequente na infância – de tal modo frequente que < 5% dos adultos são susceptíveis.  

É uma doença muito contagiosa pois transmite-se por via aérea ou contacto directo com conteúdo das vesículas – a taxa de transmissão é de 61 a 100%. O principal problema é que as crianças são contagiosas 1 a 2 dias antes de aparecerem as borbulhas – por isso é dificil evitar o contágio, porque simplesmente não sabemos. Só deixam de ser contagiosas quanto todas as lesões estiverem em crosta – e é nesta fase que podem regressar à escola. 

Quais os Sintomas da Varicela?

Primeiro há uma fase prodrómica em que podem ter febre, cefaleia, mal-estar, diminuição do apetite e  algum desconforto abdominal.

 

Depois começa a fase das borbulhas! O que nós chamamos de exantemática. Pode começar por aparecer 1 uma 2 e normalmente em 24-48h estão dispersas por todo o corpo. Um dos sinais mais típicos da varicela é encontrarmos ao mesmo tempo lesões nas várias fases: em borbulha e em crosta – ou seja, não ficam todas em crosta ao mesmo tempo e vão aparecendo novas lesões durante a  algum tempo ( 1 a 7 dias).

 

As crostas depois caem sozinhas em 8 a 15 dias. 

 

A varicela tipicamente dá comichão, mas a sua intensidade é muito variável.

Qual é o tratamento ?

Sendo uma doença viral na maioria dos casos o tratamento é apenas sintomático.

Algumas dicas importantes:

  • Cortar as unhas rentes! Uma das principais complicações da varicela é a sobreinfecção das borbulhas, por isso evitar coçar e fazer ferida é importante;
  • Não apanhar sol para não ficar com marcas;
  • Pode ser feito anti-histamínico para alívio do prurido;
  • Se febre a indicação é para fazer paracetamol. Ibuprofeno e aspirina são fármacos a evitar.
 

Em algumas situações específicas pode haver indicação para fazer terapeutica anti-viral com aciclovir – como recém nascidos, adolescentes ou imunocomprometidos. 

E produtos? O que coloco?

Antes de vos dizer algumas marcas específicas quero referir que este texto nao é nem publicidade, nem parceria nem patrocinado por nenhuma marca de qualquer forma. Aqui falo-vos dos produtos que já usei ou dos quais já tive bom feedback. Obviamente existem muitos mais e com efeitos semelhantes. Deixo só aqui “um apanhado” de opções que podem ajudar:

  • Puriced da Uriage
  • Cicabio da Bioderma
  • Atoderm Spray SOS
  • A Derma Cytelium Spray
  • D’Aveia Dermo-óleo
  • Cicastela da Mustela
  • Aveeno Baby – pó para o banho

E a Vacina?

Quanto à vacina da varicela, esta está disponível e aprovada em Portugal. No entanto, a Sociedade Portuguesa de Pediatria não recomenda a vacinação de rotina em crianças saudáveis. Recomenda vacinação em: adolescentes sem história prévia de varicela, crianças que contactam habitualmente com doentes imunocomprometidos ou grupos de risco.

Quer saber mais sobre as Principais Doenças da Infância?

Tudo no Workshop ABC Doenças da Infância!

ABC da Pediatria

Precisava de uma enciclopédia para o seu filho? Ora aqui está, mas sem ser um livro gigante e maçador! Vai encontrar todos os temas pertinentes para o ajudar nesta jornada, de forma simples, descomplicada e à distância de um clique.

Subscrever PaisdoAvesso

* obrigatório

Intuit Mailchimp