Piolhos - Mas que praga é esta?
Os piolhos são insetos parasitas que precisam de um hospedeiro como o ser humano para completar o ciclo de vida – e por isso é que gostam de andar pelas nossas cabeças. A infestação com piolhos chama-se pediculose, e é muito frequente em crianças em idade escolar.
Lêndeas e piolhos não são a mesma coisa, basicamente as lêndeas são os ovos dos piolhos.
Isto acontece a quem não lava bem o cabelo?
Não. Qualquer pessoa em qualquer idade pode ter piolhos! Aliás, os piolhos até podem aderir melhor a cabelos limpos.
Como posso saber se o meu filho tem piolhos?
Uma pergunta clássica é esta: “mandaram um email da escola a dizer que piolhos na sala do meu filho, e agora como sei se ele tem?”
Bem, a pergunta é clássica e a resposta é simples: ir à procura.
Normalmente a pediculose dá muito prurido na cabeça e depois à observação conseguimos ver as lêndeas e os piolhos. Por vezes encontramos também lesões de coceira, pois os miúdos coçam muito.
Então, mas e agora?
É preciso tratar com produtos próprios! Existem várias opções disponíveis no mercado.
Por um lado temos os insecticidas: existem em solução, em shampoo, em gel…há opções para bebés a partir dos 2 meses (permetrina 1%) e opções para os mais velhos – a partir dos 2 anos.
Por outro lado existem métodos físicos – produtos sem inseticida e eletrocussão, que também são métodos eficazes (mas menos estudados)
Não basta aplicar o produto – é mesmo importante passar com o pente próprio (pente fino) depois para retirar as lêndeas. Após cada utilização é preciso também desinfetar o pente fino com álcool ou água a ferver.
Em casos muito graves pode haver indicação para tratamento oral.
Algumas informações importantes:
– Deve ser feita desinfestação de objectos como as escovas, pentes, fitas, capuzes, chapéus
– O tratamento deve ser repetido ao fim de 7 dias – para garantir que se matam os que ainda estavam em fase de “ovo” no primeiro tratamento.
– A roupa deve ser lavada com água quente (mais de 60 graus) e o que não for possível lavar deverá ficar hermeticamente fechado num saco durante duas semanas – para garantir que os piolhos morrem.
Não quero que isto aconteça ao meu filho, consigo prevenir?
Não se zanguem, mas não há maneira cientificamente comprovada para prevenir os piolhos. O que podemos fazer é ensinar as crianças a não usar escovas, elásticos, fitas ou chapéus emprestados ou emprestar os seus.
Muitas famílias têm a rotina de passar com o pente próprio todas as semanas à procura de alguma lêndea…para garantir que a infestação não alastra!
Querem saber mais sobre as Principais Doenças da Infância?
Tudo no Workshop ABC Doenças da Infância!