Otites

Otites

O que é isto das otites ? O meu filho tem muitas!

Medicamente falando existe um número que consideramos para dizer que um bebé ou criança tem muitas otites e que por isso precisa de ser avaliado num Otorrinolaringologista, para eventualmente fazer medicação preventiva ou outro tipo de tratamentos – como a famosa cirurgia dos tubinhos. Consideramos que um bebé/criança tem otites de repetição ou recorrentes quando tem pelo menos 3 episódios em 6 meses ou pelo menos 4 no último ano!

Dá dor de ouvidos e mais? Doer quando se toca é sinal de otite?

Os sintomas clássicos são a dor de ouvidos (otalgia) súbita e forte (tipicamente de madrugada), febre e eventualmente saída de pus pelo ouvido (otorreia). Atenção para não confundir otorreia com a cera normal que todos temos nos ouvidos, e que até é um mecanismo protetor!

Nos bebés os sintomas podem ser mais inespecíficos e podemos ter irritabilidade, vómitos/diarreia, recusa alimentar ou choro intenso.

Aquele sintoma típico de se queixarem quando pressionamos o ouvido é pouco específico e não é muito valorizável!

Como acontecem frequentemente após ou mesmo durante uma infecção respiratória viral (uma constipação por exemplo) é frequentemente que tenham também tosse e ranho. As otites são muitas vezes uma complicação da acumulação de ranho, explicado de forma muito simples.

E como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pela observação médica! 

Vemos os ouvidos com um otoscópio. Apesar de ser habitual ver os bebés e crianças a espernear quando fazemos isto: não dói! Normalmente choram porque não percebem o que vamos fazer e têm medo!

O que vemos é uma membrana do tímpano alterada! Vermelha, abaulada, com pus…

Não são precisas análises ou outros exames para diagnosticar otites mas também não conseguimos diagnosticá-las por telefone: temos mesmo de ver os ouvidos.

Tem de Tomar Antibiótico?

Contrariamente ao que se fazia antigamente, hoje em dia já sabemos que nem todas as otites precisam de tratamento com antibiótico! Aliás, sabemos até que a maioria não precisa.

Assim, na generalidade dos casos o que devemos fazer é um esquema de anti-inflamatório durante 2/3 dias, como o ibuprofeno. Em alguns casos específicos (ver abaixo) ou quando esta primeira abordagem não resulta devemos tratar com antibiótico! Existem várias opções mas a primeira linha é a amoxicilina.

Quando é que o médico vai então prescrever antibiótico?

  • Bebé  com menos de 6 meses;
  • Otites recorrentes;
  • Otite grave;
  • Otite bilateral em menos de 2 anos;
  • Otorreia;
  • Persistência ou agravamento dos sintomas após 48-72h.

O meu filho vai ficar bem?

Na larga maioria dos casos as otites são situações benignas e que não trazem nem complicações nem sequelas.

 

Mas….a larga maioria não são todos…existem complicações muito graves de otites  e daí a importância do diagnóstico e vigilância!

ABC da Pediatria

Precisava de uma enciclopédia para o seu filho? Ora aqui está, mas sem ser um livro gigante e maçador! Vai encontrar todos os temas pertinentes para o ajudar nesta jornada, de forma simples, descomplicada e à distância de um clique.

Subscrever PaisdoAvesso

* obrigatório

Intuit Mailchimp