Febre, dor de garganta e manchas no corpo?
O que é a Escarlatina?
A escarlatina é uma doença provocada pela toxina eritrogénica do streptococcus pyogenes – que é uma bactéria! Ocorre por surtos, mais no Inverno e Primavera e é mais frequente entre os 3 e os 15 anos.
Os sintomas mais habituais da Escarlatina são:
- Febre alta de inicio súbito
- Amigdalite – dor de garganta, amígdalas muito vermelha, pontinhos vermelhos na garganta. Alterações na língua – a chamada língua em framboesa (1ºbranca e depois descama e fica vermelha)
- Manchas na pele
As manchas na pele – exantema – são mesmo típicas e na maior parte das vezes um médico consegue olhar para a criança e dizer logo que é uma escarlatina! A face tem tipicamente palidez peri-bocal e depois a língua e aos lábios muito vermelhos. As manchas são tipicamente no tronco e membros, e muito acentuadas nas pregas. Pode ou não dar comichão! Não atinge nem as palmas das mãos nem as plantas dos pés. Uma característica muito diferenciadora de outras doenças que dão manchas na pele é que na escarlatina a pele fica muito áspera.
Quais são as opções de tratamento?
Sendo uma doença bacteriana o tratamento é com antibiótico.
Existem 2 opções terapeuticas:
– 1 toma única de penicilina intra muscular. A famosa “injecção no rabo”
-10 dias de amoxicilina xarope oral 2 vezes ao dia.
Na maior parte dos casos os pais podem escolher em conjunto com o médico qual a opção terapeutica que mais se adequa àquela situação específica – quero só reforçar que são ambas igualmente eficazes.
E corre bem?
Queria só deixar a ressalva que a escarlatina é uma doença que na larga maioria dos casos se resolve sem complicações e que é ligeira. No entanto, a bactéria que provoca a escarlatina também pode provocar outras doenças mais graves como o choque tóxico, sépsis, meningite… daí a importância da avaliação por um médico!
Quer saber mais sobre as Principais Doenças da Infância?
Tudo no Workshop ABC Doenças da Infância!