O que é uma convulsão febril?
Uma convulsão é um episódio habitualmente caracterizado por perda de sentidos, revirar dos olhos, corpo rígido e tremor dos braços e pernas. Chamamos convulsão febril quando é associada a febre!
É uma situação relativamente frequente – ocorre principalmente entre os 6 meses e os 5 anos. Normalmente acontece nas primeiras 24horas de febre. Medicamente falando uma convulsão é uma activação excessiva e sincronizada de um circuito de neurónios – basicamente é um mau funcionamento temporário do cérebro.
Qual é a causa?
As convulsões febris ocorrem quando há um aumento rápido da temperatura num cérebro imaturo – que tenha essa predisposição.
Assim, o risco de ter convulsões febris é superior quando há história familiar – ou seja, quando o pai ou a mãe tiveram.
O que faço se o meu filho tiver uma?
- Manter-se calmo
- Colocar a criança, sobre uma superfície plana e em posição lateral de segurança
- Apontar as horas
- Ver a temperatura e baixar a febre
Se for a primeira convulsão, ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24 ou para a linha do INEM – 112, no caso de se tratar de uma emergência.
O meu filho vai ser epilético? Já teve uma convulsão febril, vai ter mais?
Apesar de ser um medo muito comum dos pais, o risco de uma criança com convulsões febris ter epilépsia é igual ao risco da população geral – 1 a 2%. O risco de voltar a ter convulsões febris é mais elevado quando há história familiar e/ou quando a primeira convulsão ocorreu com menos de 1 ano de idade.
Querem saber mais sobre as Principais Doenças da Infância?
Tudo no Workshop ABC Doenças da Infância!