O que é uma alergia?
Uma alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a partículas que não fazem mal que o organismo assume como estranhas e assim, reage contra elas.
Como é que posso suspeitar de uma alergia alimentar?
Quando após a ingestão de um alimento surgir algum dos seguintes sintomas:
- Sintomas cutâneos: manchas na pele, comichão, língua inchada, olhos inchados, lábios inchados
- Sintomas respiratórios: tosse, espirros, dificuldade a respirar
- Sintomas gastrointestinais: vómitos, dor abdominal, diarreia
Na maior parte dos casos as reacções acontecem imediatamente ou até num período de 2 horas após a ingestão. Estão descritas reacções até 72 horas depois, mas é pouco frequente.
E isso da regra dos 3 dias, é para cumprir?
Classicamente os pediatras costumam/costumavam recomendar que só se introduzisse alimentos novos a cada 3 dias durante a fase da diversificação alimentar.
Alguns pontos importantes a esclarecer sobre isto:
- Falamos em 3 dias porque é raro que reacções alérgicas ocorram depois de 72 horas de contacto
- Esperar este tempo não diminui a probabilidade do seu filho ser alérgico! Se é alérgico vai reagir de qualquer das formas. Simplesmente ajuda o médico a identificar mais facilmente o agente causador da alergia
O problema desta regra é que se cumprirmos sempre a diversificação alimentar vai ser muito difícil e demorada. Assim, normalmente aconselho a que esta regra seja cumprida pelo menos com os alimentos mais alergénicos, com os outros podemos relaxar um bocadinho mais!
Quais são os alergénios mais comuns?
Qualquer alimento poderá ser responsável por uma alergia alimentar.
Contudo, determinados alimentos tais como o leite de vaca, soja, ovo,marisco, trigo e peixes são implicados mais frequentemente nas alergias alimentares da infância.
Vai passar?
A maioria das alergias na infância resolve até à idade escolar. Mas algumas mantém-se…e sabemos que algumas alergias têm mais tendência a ser persistentes, como as alergias a frutos secos, amendoim ou peixe e mariscos. Já a alergia à proteína do leite de vaca e ao ovo têm tendência a resolver com o tempo.
O que é que devo fazer?
Perante a suspeita de uma alergia alimentar, e se estiver a dar o alimento, a primeira coisa a fazer é parar de dar o alimento.
Depois, avaliar:
- Se for uma reacção muito exuberante: avaliação por um médico! Existem reacções alérgicas graves que podem pôr em risco a vida.
- Se for uma reacção mais leve: apontar o alimento que ingeriu e falar com o médico que segue o bebé. Conforme o tipo de reacção e de alimento pode estar indicado voltar a tentar, ou fazer evicção até fazer testes…deve ser avaliado caso a caso com o médico que segue o seu filho.
Podem encontrar mais informações sobre este tema no site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica – www.spaic.pt